FERTILIZANTES
MAP - FOSFATO MONOAMÔNICO
O MAP é um importante fertilizante granular usado por muitos anos. É solúvel em água e se dissolve rapidamente em solo adequadamente úmido.
O fosfato monoamônico (MAP) é uma fonte amplamente utilizada de fósforo (P) e nitrogênio (N). É feito de dois constituintes comuns na indústria de fertilizantes e contém a maior quantidade de fósforo de qualquer fertilizante sólido comum.
Após a dissolução, os dois componentes básicos do fertilizante se separam novamente para liberar amônio (NH4⁺) e fosfato (H2PO4⁻), dos quais as plantas dependem para um crescimento saudável e sustentado.
O pH da solução ao redor do grânulo é moderadamente ácido, tornando o MAP um fertilizante especialmente desejável em solos com pH neutro e alto.
Os produtores aplicam MAP granular em faixas concentradas abaixo da superfície do solo nas proximidades de raízes em crescimento ou em faixas superficiais. Também é comumente aplicado espalhando-o pelo campo e misturando-o na superfície do solo através da lavoura. Na forma de pó, é um importante componente dos fertilizantes em suspensão.
Fonte: CropNutrition